• demacedogroup

A tradição do Casamento na Igreja Nossa Senhora do Brasil

Atualizado: Out 12


A Igreja Nossa Senhora do Brasil é uma das mais disputadas para casamentos! O planejamento do casamento envolve diversos fatores fundamentais, que podem ser considerados decisivos para o sucesso da cerimônia. Dentre todas etapas super importantes, a decisão do local onde será celebrada a cerimônia é considerada, por muitos noivos, a escolha mais importante.



Embora os casórios estejam se modernizando, a tradição nunca sairá de moda. Caso contrário, uma das igrejas mais famosas de São Paulo não teria a agenda tão concorrida e um valor tão alto. Estamos falando da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, cujo espaço tem o valor de mais de R$3.000 e as datas são disputadas. "De acordo com o que dizem por aí, algumas noivas chegam a marcar a data antes mesmo de acontecer o pedido de casamento."




A disputa pela Igreja Nossa Senhora do Brasil

A igreja comporta 350 convidados e os matrimônios duram 45 minutos. A cada final de semana acontecem, em média, sete casamentos! Portanto, os casais que buscam a secretaria para agendar a cerimônia devem estar abertos à flexibilidade de dias e horários.​

Além do mais, há uma série de condições impostas pela Paróquia: A dificuldade de datas e os altos preços que incluem apenas a estrutura não são as únicas dificuldades enfrentadas pelos noivos, a secretaria permite apenas o trabalho de profissionais cadastrados,​​ as músicas devem ser sacras, as fotos e filmagens são restringidas a alguns locais da igreja, as madrinhas não podem usar vestidos com ombros de fora quando estiverem no altar e outras “regras” que devem ser aceitas pelos noivos que buscam Nossa Senhora do Brasil.

História da Igreja Nossa Senhora do Brasil

Oscar de Almeida Gama, então diretor da Sociedade Anônima Empresa da Urca, doou um terreno localizado na Avenida Portugal para a construção de uma capela dedicada a Santa Teresinha do Menino Jesus, já que esta foi responsável por promover um milagre, de acordo com a história.

Nessa mesma época, o Cardeal da Sociedade Anônima Empresa da Urca também desejava construir uma igreja Matriz em honra à Santa. Como o terreno doado era pequeno, o Cardeal determinou que nele se construísse um templo dedicado à Nossa Senhora do Brasil, e no terreno comprado ao Asilo Santa Maria seria construída a Matriz de Santa Teresinha. Assim, a igreja de Nossa Senhora do Brasil passaria a ser a Matriz da nova paróquia, incluindo os bairros da Urca e da Praia Vermelha.



Padre Solano Dantas de Menezes, responsável pelo desenvolvimento do projeto, teve a ideia de mandar construir uma capela no andar inferior, uma espécie de cripta dedicada a Santa Teresinha, assim todos estariam satisfeitos. A inauguração da igreja aconteceu no dia 17 de dezembro de 1933. No ano seguinte, em oito de setembro de 1934, foi criada a paróquia de Nossa Senhora do Brasil.

A beleza da Igreja Nossa Senhora do Brasil

Um dos motivos pelos quais os noivos optam pela Igreja Nossa Senhora do Brasil é pela beleza da construção. O arquiteto Bruno Simões Magro elaborou um projeto arquitetônico baseado nas igrejas barrocas brasileiras e portuguesas. O estilo é o neo-colonial, muito popular na arquitetura paulistana dos anos 20 e 30. A localização também atrai os casais:

A Paróquia fica na Praça Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América (no cruzamento entre a Av. Brasil e a Rua Colômbia).


Casamentos dos famosos na Igreja Nossa Senhora do Brasil

Muitos famosos celebraram a união na Igreja Nossa Senhora do Brasil. Noivas como a high society Lalá Rudge, apresentadora Ticiana Villas Bôas, a atriz Fernanda Souza e a celeb fitness Juju Salimeni optaram pelo local para dizer o “aceito” aos noivos.












Quer saber mais sobre igrejas para a sua cerimônia? Confira aqui com a gente!


#Planejamento #IgrejaNossaSenhoradoBrasil #IgrejasparaCasamento


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.