• demacedogroup

A tradição do Casamento na Igreja São José do Jardim Europa

Atualizado: Out 12


Casar envolve inúmeros preparativos, não é mesmo?! Dentre todos os detalhes, um dos pontos mais importantes é a Igreja na qual acontecerá a cerimônia religiosa. Embora os casórios estejam se modernizando, o desejo de entrar em uma Igreja e fazer os votos no altar ainda é algo fundamental para muitos casais.


Em São Paulo existem Igrejas tradicionais e super concorridas entre os noivos. É o caso da Igreja São José do Jardim Europa, situada no Jardim Paulista, cuja arquitetura é belíssima e já foi palco de casamentos de muitos famosos.




A beleza da Igreja São José do Jardim Europa

A Igreja tem um estilo charmoso e é considerada muito aconchegante. O local conta com uma decoração mais clean, tendo um altar elegante, vitrais coloridos nas paredes e uma aparência que mista o romantismo à elegância arquitetônica. Essa igreja tem o mesmo padrão arquitetônico de outra que pertence à mesma congregação, localizada na cidade de Bologna, na Itália.

As exigências da Igreja São José do Jardim Europa

O local comporta até 200 pessoas e cobra o valor de R$2.500 para as celebrações de casamento. Porém, os fornecedores que não estiverem incluídos na lista de recomendações da igreja devem pagar uma taxa, que varia de acordo com cada segmento. Então, indicamos que os noivos escolham fornecedores presentes na lista ou informem-se sobre os valores a serem pagos.


Para casar-se na Igreja São José do Jardim Europa é preciso apresentar um certificado que comprove que os noivos passaram pelo curso de noivos. É recomendável que o curso seja feito pelo menos seis meses antes do casamento, sendo que este pode ser feito em qualquer Igreja Católica Apostólica Romana e o certificado deverá ser entregue na paróquia em que estiver ocorrendo o processo matrimonial.

Caso queiram realizar o curso na própria Igreja São José do Jardim Europa, basta acessar a ficha de inscrição, que encontra-se no site: www.saojosedojardimeuropa.com.br, que deverá ser impressa e entregue na secretaria da paróquia já preenchida pelos noivos.

A inscrição será efetivada mediante o pagamento da taxa (sob consulta) e a entrega de 2 kg de alimento não perecível, que será destinado à Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe. A taxa inclui café da manhã e almoço. As inscrições se encerram uma semana antes da data do curso e as vagas são limitadas.​​

A história da Igreja São José do Jardim Europa

Foi em 1928 que o arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, decidiu criar Paróquias nos Jardins no seu jubileu episcopal de prata. A Igreja foi construída num terreno doado pelo Sr. Manoel Garcia e sua esposa Henriqueta Rodovalho Lebre. Uma parte das despesas ficou a cargo da Sra. Noemia Inglez de Souza Junqueira.


A pedra fundamental foi colocada no dia 19 de março de 1929. A criação oficial da Paróquia e da Igreja São José do Jardim Europa deu-se no dia 19 de março de 1930 às 9h. De lá para cá, a igreja passou por muitos retoques, a começar pelo fato de que o local foi revestido de pequenas lajotas amarelas de cerâmica.



O piso de lajotas grandes de cerâmica igualmente foi substituído por mármore cinzento legitimo. Foto acima Dom Oswaldo Francisco Paulino

A elegância da arquitetura da Igreja encanta as famílias que ali frequentam, que são geralmente moradores dos arredores, pessoas de classe média alta de São Paulo.

A Igreja São José fica na R. Dinamarca, 32 - Jardim Europa, em São Paulo (SP).


Famosos que se casaram na Igreja São José do Jardim Europa

Muitas celebs casaram-se na Igreja São José do Jardim Europa. No passado, por exemplo, a it-girl e empresária Helena Bordon casou-se com o banqueiro Humberto Meirelles nesse altar. Em 2008, a modelo Isabella Fiorentino disse “sim” ao empresário Stefano Hawilla nessa mesma Igreja. E você, já pensou em entrar vestida de noiva nesse lugar tão especial?!


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.


#IgrejasparaCasamento #IgrejaSãoJosédoJardimEuropa