• Música

Casamento Ortodoxo por Coral Magnificat


Casamento Ortodoxo, Coral e Orquestra, Coral Magnificat, Músicas para Cerimonia de Casamento Ortodoxo

Quando falamos em casamento, logo nos vêm a mente as cerimônias religiosas tradicionais, mas nos esquecemos que existem outras religiões, com outros ideais e “regras”. Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo sobre o casamento na Igreja Católica Ortodoxa, que embora tenha preceitos parecidos com os da Igreja Católica Apostólica Romana, ainda apresenta diferenças marcantes. Para essa matéria conversamos com o Bruno Siragna, do Magnificat Coral e Orquestra.


O casamento na Igreja Católica Ortodoxa

Para os ortodoxos, o casamento é algo tão significativo que a simples presença dos noivos não requer que os noivos digam o famoso e esperado “sim” no altar. Aliás, se o casal desejar, pode haver a presença de um ou mais padres, inclusive com o auxílio de arcebispo.

O momento da troca de alianças também é muito bonito e curioso: para os ortodoxos o casamento é representado pela aliança no dedo anular da mão direita e o noivado, na mão esquerda. No Brasil, foi acatada a ordem inversa para casamentos brasileiros.


O ponto alto é o momento da coroação, quando os noivos recebem, cada um, uma coroa dourada, como símbolo de honra. De acordo com os rituais do casamento ortodoxo, os noivos são coroados como reis na sua própria casa, local que deverão saber governar com discernimento e sabedoria. E governar não significa apenas administrar um lar, mas também saber conviver com paciência, tolerância, amor, cumplicidade e companheirismo, passando apenas bons exemplos para as futuras gerações. Logo após, acontece a leitura da epístola, do evangelho e a reza do Pai Nosso, para então, os nubentes receberem as bênçãos e beijarem o evangelho.

Tem ainda o momento que os noivo bebem o vinho na mesma taça e dão três voltas, guiados por um sacerdote, ao redor da mesa onde está o Evangelho e a Cruz. Nesta cerimônia, também faz parte o incenso, que é usado durante as três voltas no sentido anti-horário ao redor do analói. O incenso é usado para honrar e purificar o altar e os objetos sagrados em cima da mesa, bem como os sacerdotes e os fiéis ali presentes.


A celebração é repleta de significados, sendo uma cerimônia muito bonita e emocionante, mesmo para os convidados de outras religiões e com outras crenças.

Toda a cerimônia de enlace matrimonial é realizada seguindo os preceitos do antigo rito bizantino, e durante todo o cortejo e também enquanto os noivos cumprem todas as tradições, um coral conta diversas canções ortodoxas para celebrar o momento especial e marcante para os nubentes.

Para entender mais sobre as músicas e o coral, confira a seguir nossa conversa com o especialista.


Palavra de especialista

Desde 1986 atuando nas principais igrejas e buffets de São Paulo, o Coral e Orquestra Magnificat é uma empresa especializada em casamentos que conta com músicos e cantores integrantes das principais orquestras e corais profissionais de São Paulo, além de uma equipe própria de maestros, arranjadores e coordenadores de eventos.

Casamento Ortodoxo, Coral e Orquestra, Coral Magnificat, Músicas para Cerimonia de Casamento Ortodoxo

Bruno Siragna falou sobre as músicas em casamentos: “Em mais de 30 anos, a música de casamento nas igrejas passou por algumas mudanças.

O repertório, que era praticamente restrito a músicas eruditas e sacras, passou a incorporar temas de filmes e música popular cada vez mais atuais”.

Ele ainda explicou sobre como o Coral acompanhou essa evolução: “Acompanhando essa evolução no repertório, o Magnificat Coral, que tem como grande diferencial, além da qualidade musical, o respeito ao gosto e sugestões dos noivos, passou a fazer arranjos , ensaiar e incluir no repertório, entre outras, músicas italianas, armênias, japonesas e a música bizantina – base da cerimônia do casamento católico ortodoxo”.

Falando em casamento Ortodoxo.... “Nos casamentos da Catedral Metropolitana Ortodoxa de S. Paulo, as músicas de entrada de noivo e padrinhos, entrada da noiva, cumprimentos e saída não diferem das demais igrejas. Porém, durante todo o rito do casamento, os padres celebrantes e o coral cantam os cantos litúrgicos bizantinos, uma música modal (baseada em antigos modos gregos) com melodias apoiadas em grandes sustentações do som fundamental, chamado de ison (igual)”, explicou.

E por que escolher o Magnificat Coral? Bruno explica: “Há mais de 20 anos o Magnificat Coral e Orquestra é um dos poucos corais autorizados a participar das cerimônias de casamento e missas da Catedral Ortodoxa”.

Quer saber mais sobre cerimônias de casamentos? Confira sempre nossas matérias especiais sobre o assunto.



#CoralManificat #CasamentoOrtodoxo #MúsicaparaaCerimonia #Música #Planejamento #PlanejamentodoCasamento #CerimoniaseTradições #BlogdeCasamento #weddgblogdecasamento #Casamento #Noiva #IgrejasparaCasamentoemSãoPaulo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo