• demacedogroup

Casamento na Igreja da Candelária, Regras e Procedimentos

Atualizado: Out 12


O casamento não envolve apenas o local da festa, mas o local que será cenário para a cerimônia religiosa é igualmente (ou até mesmo mais) importante. Para os noivos cariocas, a Igreja Candelária é uma das igrejas mais disputadas.

Localizada no Rio de Janeiro, a Candelária é opção ideal para quem deseja uma cerimônia majestosa, contando com uma super decoração e com muitos convidados, acomodando 400 pessoas confortavelmente.


Confira aqui as exigências para casar-se na Igreja Candelária, os valores, a agenda e tudo o que você precisa saber sobre as cerimônias religiosas nessa Igreja.



As exigências da Igreja Candelária


Para casar-se na Igreja Candelária, é necessário atentar-se a algumas normas. Primeiramente, o valor para a realização da cerimônia é de R$6 mil e o agendamento de data deve ser feito com até um ano de antecedência.


A Igreja também limita a atuação dos fornecedores de casamento, dispondo de uma lista dos parceiros aceitos para atuar na cerimônia.

A beleza da Igreja Candelária

A Igreja da Candelária tem planta em cruz latina, com a nave central sendo a parte inferior da haste, enquanto a capela-mor corresponde à parte superior e as capelas fundas (com altares do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora das Dores), aos braços. A igreja tem ainda revestimento interior em mármore, fachada em cantaria e portas trabalhadas em bronze pelo escultor português Antonio Teixeira Lopes, em 1901.


A fachada vertical é herança da arquitetura gótica, ao mesmo tempo em que apresenta traços neoclássicos, nos adornos e no frontão triangular ornamentado. Nas duas torres, estão instalados relógios, sendo que um indica as horas e o outro, os dias do mês, da semana e também as fases da lua.



No teto da nave há seis painéis de Zeferino da Costa, que contam a história da igreja, considerada uma das mais belas do Rio. O mesmo artista é responsável pelos painéis que adornam a parte de cima da cúpula da Igreja, representando personagens do Antigo Testamento, a Virgem Maria e as Sete Virtudes. A Candelária abriga também um museu sacro, um arquivo com documentos datados dos séculos 18 e 19 e uma biblioteca, inaugurada em 2001.

A história da Igreja Candelária

Conta-se que sua origem seria uma promessa feita por Antonio Martins da Palma e sua esposa Leonor Gonçalves, ainda no século 17. Em meio a uma viagem de navio para o Rio de Janeiro, o casal se viu diante de uma forte tempestade que quase devastou a embarcação. Devotos de Nossa Senhora da Candelária, prometeram que iriam erguer uma igreja em seu louvor, caso chegassem sãos e salvos a seu destino.


Tendo sobrevivido à tempestade, cumpriram sua promessa construindo uma pequena capela na Praça Pio XI, inaugurada em 18 de agosto de 1634, e que seria a origem da imponente Candelária. Em 1775, devido à má conservação da igrejinha, decidiu-se pela construção de um novo templo, que seria finalizado apenas em 10 de julho de 1898.

A Igreja Candelária fica na Praça Pio X, s/n - Centro, Rio de Janeiro (RJ).


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.