• demacedogroup

Casamento na Igreja Nossa Senhora do Carmo, regras e procedimentos

Atualizado: Out 11


Chegou a hora de escolher cada um dos preparativos para o casamento e o local onde acontecerá a cerimônia religiosa é um dos pontos mais importantes. Dentre as igrejas mais procuradas no Brasil está a Igreja Nossa Senhora do Carmo.



Conhecida como a Antiga Sé, essa igreja é uma das queridinhas das noivas que optam pelas igrejas do centro do Rio de Janeiro, sendo escolhida por celebs, como a Preta Gil.

Confira aqui as exigências para casar-se na Igreja Nossa Senhora do Carmo, os valores, a agenda e tudo o que você precisa saber sobre as cerimônias religiosas nessa Igreja.


A beleza da Igreja Nossa Senhora do Carmo

A Igreja Nossa Senhora do Carmo foi restaurada recentemente e é um templo todo cheio de detalhes em ouro. Além do mais, o local abriga muita história: No século XIX, recebeu cerimônias da família Real Portuguesa, como a coroação de D. Pedro I e o batizado e o casamento da princesa Isabel.


As exigências da Igreja Nossa Senhora do Carmo


Para casar-se na Igreja Nossa Senhora do Carmo, é necessário atentar-se a algumas normas. Primeiramente, para agendar uma data, é preciso comparecer pessoalmente à secretaria da igreja, que funciona de segunda à sexta, das 7h às 16h e aos sábados das 09h30 às 12h30. É possível também fazer uma pré-reserva via telefone, sendo que a data fica reservada por uma semana. Pessoalmente ou por telefone, a confirmação da reserva é feita somente mediante o pagamento de 50% do valor acertado na secretaria.



O valor é informado somente pessoalmente e inclui celebrante, tapete, toldo (até a rua), chuva de pétalas (pétalas cedidas pelo florista dos noivos), iluminação especial da igreja (que não é cenográfica), iluminação do chão (caminho da noiva), sino e abertura da tela com Nossa Senhora do Carmo no ato em que o noivo recebe a noiva no altar.


Os casamentos podem ser realizados todos os dias da semana, às 18h ou às 20h, sendo possível escolher os dois horários para ter mais exclusividade. Além das exigências citadas acima, a Igreja Nossa Senhora do Carmo só permite músicas sacras ou eruditas e abriga 250 convidados.

A história da Igreja Nossa Senhora do Carmo

A história da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé se confunde com a história do Brasil. Mais do que isso, ela foi o palco de alguns dos mais importantes momentos dessa história, como a coroação de Dom Pedro I e Dom Pedro II, além de cenário dos casamentos reais.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé é um templo especial para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Além de ter sido a catedral até a década de 1970, foi também Capela Real, nos tempos de D. João VI, Capela Imperial, na época de D. Pedro I e D. Pedro II.

O templo é dedicado à Nossa Senhora do Carmo e foi construído como igreja do convento dos Carmelitas, que ficava exatamente ao lado. Além da imagem no altar-mor, também é possível ver a virgem representada na pintura do teto do mesmo altar, no momento em que entrega o escapulário a São Simão Stock, então prior geral da ordem Carmelita.


Além de Nossa Senhora do Carmo, a igreja também presta homenagem a outros santos. Na fachada principal está São Sebastião, e há também a homenagem à Nossa Senhora da Cabeça e a sua festa, no dia 12 de agosto, é uma das mais concorridas!

A Igreja Nossa Senhora do Carmo fica na Rua Sete de Setembro, nº 14 Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.