• demacedogroup

Tendências para Daminhas e Pajens

Atualizado: Set 28


​Tendências para os vestidos da noiva, para o terno do noivo, para a decoração, para o menu, para os drinks, para a pista de música,... Planejar um casamento envolve pensar em cada um desses itens e levar em conta cada uma dessas tendências.

Dentre tudo o que está em alta para o casório, as tendências para daminhas e pajens também são pontos essenciais, afinal de contas, eles são partes super importantes desse dia tão especial.



Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo contando quais são as principais tendências para as pequenas e os pequenos que entrarão em seu casamento. Confira!

Tendências para as daminhas

O vestido da daminha precisa, é claro, estar de acordo com a proposta do seu casamento e com o seu estilo de noiva. O look escolhido para pequena deve fazer uma alusão ao seu look, mas atenção: não confunda alusão com reprodução exata! Nada de fazer com que ela use uma miniatura do modelo escolhido para você, são pessoas diferentes, idades diferentes e propostas diferentes.

As tendências para daminhas para este ano apontam em um visual mais despojado, deixando a menina com cara de menina. Os elementos mais vistos nos vestidos das daminhas foram o tule e a renda, ambos usados de uma forma mais infantil, mas elegante.


Quanto ao comprimento, este pode variar de acordo com o horário do casamento: Enquanto os curtos são mais indicados para o dia, o longo pode ser usado a qualquer hora. Porém, o que tem se mostrado como must have para as daminhas é o famoso midi, aquele comprimento “meio termo”, que vai até um pouco antes da canela e deixa aparecendo o sapatinho. Ao mesmo tempo elegante e informal, cai bem em qualquer horário e ainda evita que a daminha tropece do vestido longo.

E para as noivas que adoram um clima retro e apostaram em um casamento no estilo vintage, o bolerinhos estão de volta nos looks das daminhas. As guirlandas de flores estão super em alta e podem ser usadas tanto nos casamentos de dia, quanto nos casamentos à noite. Porém, o must have são as flores naturais, portanto fuja das artificiais. Tanto a coroa, quanto o buquê das daminhas têm aparecido com os arranjos naturais, combinando a cor entre eles e também ornando com o seu buquê de noiva. Na dúvida, uma boa saída é ou você ou as daminhas terem buquê monocromático.

Tendências para os pajens


O estilo retro também está de volta para os pajens, que têm aparecido com calças curtas, suspensórios e até mesmo boinas. Este look super combina com casamentos de dia, podendo ainda complementar com camisa branca, meias brancas e gravatinha borboleta. Nos pés? Sapatinhos de amarrar são um arraso e complementam o vintage style. Se o seu casório não combina com o estilo retro, invista em outra tendências para os pajens: O visual com tênis para os meninos – mais especificamente o All Star. O modelo, que já é cult há muito tempo, tem tomado conta do altar nos casamentos mais luxuosos, dando muito charme e um toque de gaiatice que tem caído muito bem.


Vale lembrar que os meninos devem acompanhar a roupa do próprio noivo ou dos padrinhos, do terno à casaca. Assim fica difícil errar.



Tendências para a entrada das daminhas e dos pajens

A tendência na entrada para as daminhas e os pajens é que eles entrem surpreendendo os convidados carregando algum acessório. Podem ser ursinhos de pelúcia, bonecos, brinquedinhos ou qualquer complemento que combine com o casamento, com os pequenos e remeta aos noivos.


Além destes acessórios, as plaquinhas também estão super em alta. Podem ser tanto com frases fofas como “agora começa um sonho”, “de agora para sempre”. Outra opção são as frases clássicas como “lá vem a noiva”. Porém, o que está mais popular são as plaquinhas divertidas como “até que enfim” ou ‘essa é a sua última chance de fugir”. A escolha vai depender da proposta do casamento e do estilo dos noivos.


Quer saber mais sobre daminhas e pajens? Confira sempre nossos artigos especiais sobre o tema.




Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.