• demacedogroup

Casamento na Igreja Sagrado Coração de Jesus, regras e procedimentos

Atualizado: Out 11


Para muitos casais, não basta escolher um lindo salão de festas com os melhores fornecedores, o local onde ocorrerá a cerimônia religiosa é igualmente (ou até mais) importante para muitos noivos, afinal de contas, é lá onde acontecerá a “benção” e onde eles estarão casados aos olhos da religião e de suas crenças.


A Igreja Sagrado Coração de Jesus é um dos locais frequentemente escolhidos para os casamentos no religioso. Localizada em São Paulo, a igreja é linda e encanta aos casais e aos convidados.


Confira aqui as exigências para casar-se na Igreja Sagrado Coração de Jesus e saiba tudo sobre o local.



As exigências da Igreja Sagrado Coração de Jesus


Para quem deseja casar na Igreja Sagrado Coração de Jesus, é necessário procurar a paróquia mais próxima para iniciar o processo matrimonial, que deverá acontecer três meses antes do casamento e deverão ser apresentados os seguintes documentos: RG, certidão de Batismo atualizada, comprovante de residência, comprovante do encontro preparatório de noivos.

Apresentados esses documentos a igreja fará os proclamas do casamento, o casal passará por uma entrevista com o pároco e receberão dele a licença para que o casamento seja transferido da sua paróquia para o Santuário. Os noivos que moram na região que pertence ao Santuário não farão a transferência, porém devem respeitar os mesmos prazos e apresentar os mesmos documentos no próprio Santuário.

A beleza da Igreja Sagrado Coração de Jesus

A igreja encanta por sua beleza. O estilo da construção é romano basilical, os painéis e afrescos são de autoria de Pedro Gentili e de uma grande pintora florentina, cujo nome é mantido em segredo, a seu pedido.



A nave central pode ser considerada uma joia da arte sacra do Brasil e se constitui uma miniatura da nave da Basílica de Santa Maria Maggiore, Roma. Quarenta lustres de cristal da Boemia ornamentam essa belíssima basílica.

Os altares laterais possuem imagens esculpidas em madeira e mármore de origem italiana, francesa e alemã.


A arquitetura do prédio e o altar-mor, em mármore Carrara, são obras do artista Domingos Delpiano, salesiano leigo consagrado. É encimada pelo Cristo Redentor de sete metros de altura, em cobre dourado, executado nas oficinas do Liceu pelo mesmo distinto e dedicado arquiteto, Domingos Delpiano, como também os demais trabalhos do santuário. No princípio do século XX era o ponto mais alto da cidade.


O Santuário mede 52 metros de comprimento por 22 metros de largura. A solene torre, que em 1922 era um dos três pontos mais altos da cidade de São Paulo, mede 62 metros, incluindo os 7 metros do pedestal e os 7 metros do Cristo Redentor.



A história da Igreja Sagrado Coração de Jesus


A construção do Santuário Sagrado Coração de Jesus nos remete ao final do século XIX. Foi precisamente no dia 24 de junho de 1881 que D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, DD. Bispo Diocesano de São Paulo, durante a solenidade litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, abençoava a pedra fundamental da Capela do Sagrado Coração de Jesus. Uma iniciativa dos Vicentinos.


Em 1882 se pensou a possibilidade de anexar ao Santuário um estabelecimento de ensino, de artes e ofícios, preferencialmente Salesiano.

No dia 24 de junho de 1884, festa da natividade de São João Baptista, 3° aniversário da benção e lançamento da 1ª pedra da Capela do Sagrado Coração de Jesus, deu-se a benção solene da parte, então construída, a capela mor, sendo oficiante o Exmo. Bispo D. Lino.

Após essas cerimônias continuaram as obras do corpo da igreja, de sua majestosa torre e de outras dependências necessárias.


No dia 8 de setembro de 1884, dia da natividade da Santíssima Virgem, deu-se na Catedral a grande e solene festividade da Consagração da Diocese ao Sagrado Coração de Jesus, de conformidade com o programa antes anunciado. Depois deste ato, presidida por D. Lino, grandiosa procissão levava em triunfo a imagem do Sagrado Coração de Jesus para a capela dos Campos Elíseos.


Na capela, pregou o Cônego Ezequias Galvão de Fontoura que recomendou ao povo Liceu de Artes e Ofícios que está em construção ao lado da capela.


No ano seguinte chegaram os primeiros Salesianos: o P. Lourenço Giordano e o Ir. João Bologna. Assim, em 5 de junho de 1885 foi fundado o Liceu Coração de Jesus, sendo o P. Lourenço Giordano o primeiro diretor do Liceu de 1885 a 1894.



A capela acabou cedendo lugar a uma nova construção - um grande Santuário em honra ao Coração de Jesus - que contou com o apoio de figuras eminentes da época, como Dona Veridiana Prado e o Conde Prates, e todo o povo paulistano.


Em 17 de novembro de 1901, sob a administração dos Salesianos de Dom Bosco, o templo foi inaugurado, tornando-se um centro de irradiação de fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus e em 1914 foi elevado ao grau de Santuário agregado à Basílica Vaticana.

A Igreja Sagrado Coração de Jesus fica no Largo Coração de Jesus, 154 - Campos Elíseos, São Paulo – SP.


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.