• demacedogroup

Casamento na Basílica Nossa Senhora do Carmo, regras e procedimentos

Atualizado: Out 5


O planejamento do casamento envolve, dentre outros preparativos, o local onde ocorrerá a cerimônia. O espaço onde acontecerá a celebração é muito importante para os casais que desejam receber uma benção. Foi pensando nisso que hoje vamos falar sobre A Basílica do Carmo, situada em São Paulo e com muita história para contar.


História da Basílica do Carmo

Os Carmelitas começaram a sua fundação em São Paulo no ano de 1594, com frei Antonio de São Paulo, que ergueu uma pequena Igreja. Alguns anos depois os carmelitas compraram uma chácara de flores na Rua Martiniano de Carvalho e lá construíram uma Capela provisória. No mesmo dia foi lançada a primeira pedra da nova Igreja do Carmo.

No dia 1º de abril de 1934, o arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva inaugurou a Igreja que hoje é a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

Em 1940, por decreto de Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, passou a ser Igreja paroquial, sendo o seu primeiro vigário, frei Batista Blenke, O. Carm.

A arquitetura e beleza da Basílica do Carmo

A Igreja do Carmo é um espaço amplo a começar pela grande escadaria, de granito, que corresponde a toda a extensão da fachada.

O Órgão instalado na Basílica do Carmo foi construído, originalmente em 1934, com dois teclados e 2.206 tubos, pela fábrica alemã E. P. Walker. Em 1955, foi ampliado com acoplamentos que duplicam o seu efeito, dando-lhe assim a sonoridade de um instrumento de 9.600 tubos.

Regras e procedimentos para casar na Basílica do Carmo Quer casar-se na Basílica do Carmo? Confira aqui as regras e procedimentos: Guia de Noivos Clique Aqui

A presença do casal para fazer a reserva de horário (que poderá ser feita com até um ano de antecedência);


Dois meses antes da data do Casamento é necessário fazer o Processo Canônico. Para isso é preciso que o noivo e a noiva se apresentem à secretaria nos horários de expediente com os seguintes documentos:

a.) Certidões de Batismo atualizadas, ou seja, com menos de 6 meses; b.) Edital de Proclamas do Civil (que o Cartório fornece 3 meses antes do casamento civil ); c.) Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);

O comprovante de curso de Noivos deverá ser entregue até 20 dias antes do casamento;

O pagamento da Espórtula e outras taxas devem ser feitos com antecedência seguindo a orientação da secretaria;


A noiva deve se apresentar com 15 minutos de antecedência. Em caso de atraso, o Casamento será realizado depois do último horário;

Não é permitido fechar a porta para entradas triunfais e nem cortejos. O cortejo de entrada é feito só pela noiva e damas;


O Órgão da Catedral é de uso exclusivo dos organistas oficiais e não será emprestado ou alugado sob nenhuma hipótese;

Datas e horários para casar-se na Basílica do Carmo

As Celebrações do Casamento são feitas aos sábados. Porém, é possível marcar um único casamento para as quintas e sextas-feiras, desde que haja disponibilidade da Igreja e que os noivos estejam dispostos a assumir todas as despesas referentes ao suporte do casamento (músicos, decoração etc.) e as taxas adicionais.


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.