• demacedogroup

Bate-Papo sobre Fotografia de Casamento com o Ricardo Bakker


Como surgiu a empresa? Quem são os representantes responsáveis e quais os serviços e diferenciais que vocês oferecem aos clientes?


Comecei minha carreira como fotojornalista, e após vivenciar o dinamismo nos grandes meios de comunicação, decidi expandir meu universo fotográfico. Nessa trajetória, fui sensivelmente envolvido pelo rito do casamento. Foi aí que surgiu a “Ricardo Bakker Fotografia”, um trabalho autoral cuja principal ideia é transformar em imagens memoráveis os sonhos e emoções que permeiam entre os envolvidos nesse momento único.

Atualmente conto com a participação de uma excelente equipe que cuida de todos os detalhes, da primeira visita até e entrega do álbum. Dessa maneira, buscamos atingir o máximo de excelência possível em nossos trabalhos, sempre reforçando o objetivo de estabelecer uma relação de confiança com o cliente. Para nós, nossos clientes de casamento se tornam clientes para sempre. Fazemos o ensaio pré-casamento, ensaios de gestante, ensaios de bebês recém-nascidos e incontáveis festas de aniversário e demais celebrações. Ou seja: conquistamos sua confiança para que a família saiba que pode contar com nossos serviços e se sinta à vontade para receber membros da empresa em seus eventos. Dessa forma, estabelecemos uma conexão com nossos clientes, sempre com a intenção de lembrar e celebrar datas importantes, o que acaba resultando em relacionamentos duradouros e até mesmo em verdadeiras amizades.

Ricardo Bakker

Acredito que o diferencial da “Ricardo Bakker Fotografia” sejam as pessoas. Em toda a minha história como artista e profissional, minhas maiores realizações foram registrar sentimentos, ações e emoções humanas, unindo uma linguagem contemporânea com um olhar criativo e sensível, sempre concentrado e disponível para o momento certo.

Fotografia e relacionamento com o cliente

Quais os estilos de fotografia para o casamento?

Esse é um tema bastante complexo. Pela minha formação em fotojornalismo e também pela observação do meu portfólio ou mesmo o feed do meu Instagram (@ricardobakkerfotografia), o público pode perceber que o estilo do meu trabalho é voltado para a foto em movimento, o registro de emoções e expressões.

Por se tratar de um trabalho de equipe, onde cada membro tem liberdade para exercitar seus talentos e habilidades, o material da “Ricardo Bakker Fotografia” reúne diferentes aspectos: um olhar contemporâneo mesclado a um olhar mais criativo, além de algumas fotografias mais tradicionais que muitos casais solicitam. E embora exista essa mistura de estilos em nossos trabalhos, a capacidade de registrar movimentos e antecipar momentos estão entre as principais razões pelas quais os noivos procuram pelos nossos serviços. A cerimonia acontece, os cliques são feitos e há aqueles instantes de criação, que somente a atenção e dedicação total ao trabalho permitem que aconteçam.

Com quanto tempo anterior à data do casamento os noivos devem contratar o serviço de fotografia?

Normalmente os meus serviços são contratados com um ano de antecedência, embora essa questão dependa muito do casal e da época do ano. Embora já tenha acontecido casos em que fui contratado três ou quatro meses antes da cerimônia, por afortunadamente ter disponibilidade em minha agenda, aconselho que os noivos contratem os serviços 12 meses antes da data marcada para o casamento.

Quais detalhes e informações importantes os noivos devem se atentar sobre o local aonde será realizada a cerimônia e recepção (como em uma igreja/cidade, na praia ou no campo) relacionado à fotografia e equipe?

Cada caso pede por cuidados e observações específicas. Ao planejar um casamento na praia, por exemplo, é importante ficar atento à data e época do ano e pesquisar a probabilidade de chuva no dia escolhido. Já para os casais que sonham com belas imagens da cerimônia ao pôr-do-sol, é imprescindível que não haja atrasos. Nas igrejas, é importante observar se a decoração não irá atrapalhar a visão da cerimônia e dos convidados, por isso sugerimos que o casal aposte em uma decoração mais clean, evitando arranjos de flores muito grandes e altos.

É importante planejar toda a logística para evitar imprevistos, lembrando que o horário da cerimônia e a estação do ano fazem toda a diferença em aspectos como a iluminação. Para citar um exemplo, existem igrejas e salões de festa que podem ter uma luz natural espetacular durante o verão, mas ficarem mais escuros nos meses de inverno.

Por esse motivo, eu e minha equipe procuramos estar sempre atentos e prontos para qualquer situação, realizando pesquisas e visitas técnicas ao local antes da data da cerimônia.

Sobre o relacionamento entre os noivos e o fotógrafo, quais dicas devem ser adotadas?

O relacionamento entre os noivos e o fotógrafo começa logo no primeiro contato, quando o casal pode conhecer melhor o trabalho do profissional e o fotógrafo, por sua vez, conhece um pouco da história, estilo e gostos de seus clientes. Por esse motivo, sempre ressalto a importância de agendar uma reunião e ouvir com atenção o que meus clientes procuram.

Também recomendamos os ensaios pré-casamento (pré-wedding), pois se trata de um encontro envolvendo câmeras e técnicas profissionais, permitindo que o fotógrafo conheça e identifique diferentes aspectos do casal (quem é o mais tímido e quem fica mais à vontade diante das câmeras, por exemplo). Dessa forma, o fotógrafo e seus clientes ficam mais à vontade nessa relação, o que faz toda a diferença no dia do casamento. Confiança, respeito e diálogos são palavras-chave para que o serviço cumpra as expectativas do casal.

Serviços adicionais e informações importantes

Trash the dress:

Normalmente não realizo esse tipo de trabalho. O que muitos dos noivos com os quais trabalhei procuram é o Theday after, que geralmente é um ensaio mais romântico, após a lua-de-mel do casal. Os noivos se programam, vamos até o lugar escolhido por eles e fazemos as fotografias.

Estúdio fotográfico, tipos e estilos:

Não utilizo estúdio fotográfico em meus trabalhos.

Tendências para os álbuns de casamento:

Procuro acompanhar as tendências das grandes encadernadoras europeias, que geralmente seguem uma linha de designes atemporais, com capas fotográficas e alta qualidade no acabamento.

Quais as dicas que você sugere para que os noivos possam desfrutar do serviço de fotografia?

Quando o casal está bem disposto a compartilhar o momento e deixar as emoções fluírem, acaba automaticamente nos proporcionando muitas fotos incríveis. A fotografia oferece inúmeras possibilidades para os clientes, como possuir belas lembranças de uma data especial, presentear amigos e familiares com imagens do casamento, utilizá-las com finalidade decorativa em quadros e porta-retratos e compartilhar imagens memoráveis em suas redes sociais.

Após o dia do casamento, o que fazer, o que se esperar?

Após o grande dia, eu e minha equipe fazemos um trabalho de seleção dos melhores cliques e preparamos cada imagem para entregar aos noivos, conforme combinado previamente. Esse momento é importante para nós, pois é o momento de receber o feedbackde nossos serviços, o que nos permite evoluir profissionalmente a cada trabalho realizado.

#FotoeVideo #RicardoBakker #FotografiadeCasamento

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo