• demacedogroup

Casamento na Igreja São Francisco de Assis, regras e procedimentos

Atualizado: Out 11


Está em busca do local ideal para realizar a cerimônia religiosa do seu casamento? Para quem ama o clássico e é apaixonado por histórias, a Igreja São Francisco de Assis pode ser a opção ideal.

Sobre a Igreja São Francisco de Assis


Antônio Francisco Lisboa (o artista Aleijadinho) iniciou a construção da igreja São Francisco de Assis, em 1766, em Ouro Preto, estendo-a até meados do século XIX. O artista usou recursos arquitetônicos incomuns aos templos mineiros: merecem destaques os dois púlpitos esculpidos em pedra sabão, de 1771, o altar-mor, o lavabo da Sacristia e o teto pintado por Mestre Athaíde.

Construída em estilo barroco, ela foi classificada, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. O forro da nave, em forma de gamela, cria a ilusão de que o teto se projeta para o infinito, imitando o céu e é totalmente coberto pela pintura de Ataíde, que representa a assunção de Nossa Senhora da Conceição (padroeira dos franciscanos, ordem terceira leiga, que construiu o templo), numa revoada de anjos, de várias faixas etárias – crianças, jovens e adultos – todos mulatos e músicos.

Erguida no ápice da história de Ouro Preto, a magnitude da construção é representada através de diversos sentidos (tamanho, detalhamento, peças de ouro).


Somente a fachada exige no mínimo uns 20 minutos para ser analisada e compreendida, tamanho é o nível de detalhes e significados por trás dos traços de Aleijadinho feitos na pedra sabão.

No altar de Aleijadinho, há uma escultura em relevo que traz um coração cercado por mãos e pés, que seria uma homenagem a Tiradentes, morto e esquartejado.

Para visitar a Igreja São Francisco de Assis, paga-se uma taxa de oito reais, que dá direito a visitar o Museu Aleijadinho, que fica junto à Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Casamento na Igreja São Francisco de Assis

Para casar-se na Igreja São Francisco de Assis, é necessário entrar em contato com a Secretaria do local, assim é possível consultar a disponibilidade, além de verificar as regras e procedimentos.

O horário de funcionamento é de terça a Domingo 08:30h às 12h e de 13:30h às 17h.


#PlanejamentodoCasamento #Planejamento #IgrejaSãoFranciscodeAssis #CasamentoemMinasGerais

24 visualizações