• demacedogroup

Casamento na Matriz de Nossa Senhora da Conceição; regras e procedimentos

Atualizado: Out 5

Não sabe onde irá realizar o casamento religioso? Aqui sempre indicamos igrejas para as cerimônias.

Hoje vamos falar sobre a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Matriz de Antônio Dias, que é uma das mais importantes de Minas Gerais e uma das mais disputadas para casamentos.

Casamentos na Matriz de Nossa Senhora da Conceição


A Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais concorridas para realizar casamentos, pudera, já que seu interior é digno de cena de filme com altares de talha dourada em estilo barroco e muitas obras de autoria de Aleijadinho. Construída em 1710, ela é a segunda igreja feita com ouro do Brasil.



O local possui uma boa capacidade interna, podendo acomodar um grande número de pessoas, sendo frequentemente solicitada para casamentos médios ou grandes.

Para saber disponibilidade de horário e entender as regras e procedimentos do local para casamentos, é necessário entrar em contato com a secretaria, que funciona às segundas-feiras, sábados, domingos e feriados: 8h às 12h e 13h30m às 17h, terça à sexta: 08h às 17h.


Reabertura da Matriz de Nossa Senhora da Conceição


No ano passado (2017), a Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

As obras duraram dois anos sob comando do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas – de acordo com a autarquia federal, foram investidos cerca de R$ 4 milhões no restauro arquitetônico do bem.

A primeira etapa contemplou a recuperação estrutural do edifício, com substituição de instalações elétricas, bem como prevenção e combate a incêndio. Outra importante mudança foi a pintura nas cores originais da igreja, resgatadas por meio de prospecções cromáticas, iconografia histórica e no relato dos antigos moradores.


Uma das mais antigas igrejas de Minas, com construção iniciada em 1727, e também uma das maiores em tamanho e suntuosidade, a Igreja Matriz de Antônio Dias foi tombada isoladamente pelo Iphan em 1939. Ela foi uma das ações selecionadas para receber os investimentos do PAC Cidades Históricas, que também restaurou os chafarizes do Centro Histórico de Ouro Preto e prevê ainda a execução de outras 13 ações no município.

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição fica na Praça Getúlio Vargas, s/nº – Siderúrgica – Sabará (MG).


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.


#IgrejasparaCasamento