• demacedogroup

Casamento na Igreja Nossa Senhora das Graças em Botafogo

Atualizado: Out 5

O local onde acontecerá a cerimônia religiosa do casamento é um dos pontos mais importantes do planejamento para muitos casais.

O templo precisa comportar os convidados, condizer com as vontades e necessidades dos noivos, ir de encontro às crenças do casal, ter uma boa localização, enfim, estar de acordo com aquele casamento em especifico.


Hoje vamos falar sobre a Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.

A Igreja é muito escolhida pela localidade, ficando ao lado de uma mata, o que garante o frescor e um ar ainda mais romântico. Ao realizar o casamento na Capela, o casal tem o privilégio de estar em um ambiente que além de belo, oferece privacidade total numa área de preservação ambiental, em uma colina localizada a 300m da rua São Clemente-Botafogo.


Casamentos na Igreja Nossa Senhora das Graças


A igreja tem capacidade para 200 pessoas. Ao optar por alugar a capela e o salão, o horário disponível para cerimônias é o das 20h e o valor é de R$ 8.000,00. Já para quem vai usar somente a igreja, há a possibilidade de realizar a cerimônia às 17h ou às 18h, e o valor fica em R$ 5000,00.


A renda obtida com a realização de casamentos e outros eventos na igreja é revertida para a manutenção do Colégio Educandário da Misericórdia, que usa o local durante a semana.

A igreja não possui restrições com relação às músicas ou ao número de padrinhos.

História da Igreja Nossa Senhora das Graças e do Educandário

A igreja foi construída em 1917 em estilo neogótico e fica no alto de uma colina.

Visando atender as necessidades sociais, o Visconde do Cruzeiro comprou uma mansão situada numa colina a 300 metros da Rua São Clemente.



Iniciou logo as obras de reforma adaptando a mansão para a instalação do Asilo da Misericórdia. Tais obras foram financiadas com o dinheiro dos monarquistas, inclusive o Visconde de Ouro Preto doou quatrocentos mil reis, em nome do Conselho de Ministros, o último do reinado de D. Pedro II.

O Asilo da Misericórdia, hoje Educandário, foi inaugurado pelo chefe do governo Provisório. Deodoro da Fonseca, em 1890.

Mantido pela Santa Casa da Misericórdia, o Educandário é uma escola de período integral que atende a 200 crianças, do 1º período da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental advindas, em grande maioria, de comunidades como Rocinha, Vidigal, Santa Marta, etc.


O Educandário não recebe verbas do governo. Com recursos próprios e ajuda da Mantenedora consegue oferecer um alto padrão de ensino, aprovando as alunas para escolas de excelência como o Colégio São Vicente (Cosme Velho), Divina Providência (Jardim Botânico) entre outros.

A Igreja Nossa Senhora das Graças fica na Rua São Clemente, 446 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ).




Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.