• demacedogroup

Casamento Hindu

Atualizado: Abr 24

O mundo é uma mistura de culturas e, claro, com os casamentos não poderia ser diferente. As nossas tradições brasileiras são bem diferentes das tradições de outros países. A Índia é um país com costumes bem peculiares quando falamos de cerimônias de casamento. Hoje vamos falar sobre o Casamento Hindu. Confira.

Casamento Hindu

A preparação para o Casamento Hindu


O Casamento Hindu é uma verdadeira maratona para os noivos e suas famílias. É composto por celebrações elaboradas, que passam por diversas fases e podem levar vários dias. Na semana antes da cerimônia, diferentes rituais são realizados, principalmente os que são ligados à fertilidade.


Para a cerimônia, os noivos têm seus corpos ornamentados. As mãos da noiva, e também as de suas amigas, recebem desenhos com tintas de hena. Na manhã do casamento, os corpos dos noivos são massageados com óleos perfumados, de variadas essências, enquanto cantam mantras, purificando o corpo e a alma, de acordo com as tradições.



A importância das joias indianas no casamento


As noivas são adornadas de ouros para o casamento. Quando a celebração do matrimônio acaba é costume o pai da noiva dizer ao genro: “Agora eu lhe entrego esta menina adornada de ouro”.

O único bem que pertence às mulheres são as joias, que elas ganham da sua família ao se casar. Caso o casal se divorcie, a mulher terá direito de levar apenas suas joias. Todo o restante fica para a família do marido. Se a esposa se enviuvar, a viúva não poderá nem mesmo usar essas joias em seu corpo, mas sim passar para suas filhas as que a pertenciam.

O ouro, para eles, simboliza a deusa Lakshmi e representa abundância e pureza, sendo o uso nos pés proibido.


Setembro e março são os meses em que mais acontecem Casamentos Hindus, quando as joalherias ficam lotadas de famílias escolhendo joias para enfeitar a noiva. Algumas peças indicam a casta ou religião e não podem ser usadas por pessoas que não pertencem às mesmas. Enquanto no casamento ocidental o símbolo da união é a aliança, na Índia, a noiva se casa carregada de ouro. As peças mais usadas são:


– Nath (brinco de nariz);

– Bor (adorno usado na testa);

– Paizeb (tornozeleira com sininhos) e os populares anéis nos pés (somente em prata);

– Mangalsutram é a peça mais tradicional, que vem do sânscrito “mangal” (próspero, abençoado) e “sutram” (cordão).

Casamento Hindu

Tradições do Casamento Hindu


- No dia do casamento os noivos se banham em sândalo, recitando alguns mantras que ajudam na purificação para o casamento.

- Geralmente, o noivo chega montado em um cavalo branco e com um turbante na cabeça. Em alguns casos ele também porta uma espada e pode ser desafiado por algum familiar da noiva para uma luta. Isso tudo para ver se o noivo está apto a defender a honra de sua noiva.

Os pais da noiva lavam os pés do noivo antes da cerimônia enquanto os convidados dão boas vindas ao casal.


- Os noivos ficam separados por uma cortina de seda durante a cerimônia, pois não podem se olhar. Apenas após dizerem os mantras, a chamada Antarpat é retirada.

- Durante a cerimônia, quando o noivo chega até a noiva ela serve mel e iogurte para ele e os dois trocam colares.

- O cordão do casamento só pode ser retirado da noiva caso o marido venha a falecer. Esse cordão é feito com 108 pedaços de linha de algodão trançados e pintados de amarelo. O cordão também conta com um pingente que eles acreditam que atraia ainda mais sorte.


- Na Índia os convidados jogam arroz nos noivos (como aqui no Brasil).

- Quando a cerimônia, uma chama acesa deve ser levada da casa da noiva até a nova casa do casal. os noivos chegam em sua nova casa eles precisam ficar sem conversar até o cair da tarde. Aí então, eles começam uma nova sequência de rituais de oferendas para os deuses e seus antepassados.

- No Casamento Hindu, o momento mais importante é o Saptapadi, quando os noivos dão a volta no fogo sagrado falando mantras positivos para a nova família.

Conheça mais tradições aqui em nosso blog.

#PlanejamentodoCasamento #CasamentoHindu #CasamentoIndia #TradicoesCasamentoHindu

19 visualizações0 comentário